s

.

5 de agosto de 2012

Matrizes Energéticas

        O mundo gira em torno da energia. Seu trajeto começa nas hidrelétricas, transportada do interior para as cidades por cabos de transmissão, distribuída pela companhia local para ser, finalmente, utilizada nos lares de milhões de pessoas por todo o mundo.
      Essa energia, porém, não é gerada apenas em uma usina, ou por um método. Existem fontes renováveis, como a hidrelétrica, solar e eólica, a queima de carvão mineral, petróleo e gás natural, até mesmo o uso de urânio e seus derivados em centrais nucleares, como a de Angra dos Reis. Cada uma dessas fontes é mais eficiente, ecológica ou potente do que as outras, mas todas produzem energia.
       Com a evolução da tecnologia, é possível a geração e utlização de energia por diferentes técnicas. O uso predominante de fontes renováveis no Brasil é um fato encorajador, quanto às questoes ambientais, mas isso não implica que essas fontes são ecológicas. Por outro lado, também há o grande consumo de petróleo, e o menor de carvão e gás natural, que geram gases tóxicos e estão entre as maiores causas do efeito estufa. Um futuro ecológico requer uma mudança para fontes de energia renováveis e ecológicas.


0 comentários:

Postar um comentário